top of page




CUSTO DO PROJETO

 

A criação dos circuitos turísticos em MG foi exatamente o que faltava para o desenvolvimento do turismo no estado. Agora temos como implantar um projeto turístico em uma determinada região. Nas regiões onde o turismo já está implantado e desenvolvido, o trabalho do circuito flui normalmente. Porém, nas regiões onde ainda não existe um turismo estruturado profissionalmente o trabalho dos circuitos torna-se praticamente impossível.

 

Os circuitos são basicamente sustentados pelas prefeituras das cidades inventariadas e diplomadas pela Setur/MG, e estas, cobram uma atuação eficiente destes. Os circuitos nestas regiões, por não possuírem recursos necessários, não conseguem mostrar serviços para que as prefeituras continuem pagando. Nesta região onde este projeto deverá ser implantado, apenas um circuito (o do Ouro) tem estrutura para trabalhar.

 

Aí está o maior custo deste projeto: colocar nos circuitos a estrutura necessária para que os mesmos possam trabalhar os atrativos turísticos até colocá-los na vitrine internacional (web). A partir dos primeiros atrativos trabalhados pelos circuitos e colocados à venda, eles terão a credibilidade dos cidadãos, das prefeituras e das empresas privadas, com condições de se auto sustentarem.

Então o primeiro custo será colocar cada circuito do projeto em condição de trabalhar os atrativos.

 

A avaliação de outros custos do projeto deverá ser feita por uma consultoria especializada, formada ou contratada após o desenvolvimento das etapas iniciais, porque aparecerão somente no decorrer de ações futuras com  a informatização de toda a rede, publicidade, além da formatação de cada atrativo turístico. As fontes de recursos são diversas. A forma de investimento será de acordo com o interesse do investidor.

 

Patrocinadores em potencial:

- Os Circuitos Turísticos

- As Prefeituras

- Camaras Municipais

- Órgãos Públicos Municipais, Estaduais e Federais

- Empresas privadas

- Associações

- Igrejas

- Sociedade em geral

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Apesar da imensa região contida no projeto, ele poderá se iniciar em curto prazo, pois, a partir do momento em que o atrativo esteja pronto

ele poderá ir para a web em toda a sua extensão.

 

Devemos considerar também que apesar de sua magnitude, o seu custo para implantação é mínimo em relação a outros projetos turísticos e

poderá em pouco tempo se auto sustentar.

bottom of page