José Raimundo Machado
ORIGEM DA IDÉIA
A idéia deste projeto surgiu no início da década passada, quando foi identificado e estudado, um fato que exigia uma análise e pesquisa para descobrir sua causa:
- Por que esta região de Minas Gerais nunca apareceu no contexto histórico, cultural, político, administrativo, literário, didático e turístico do Estado?
Após vários anos de trabalho e pesquisa profunda, com historiadores, professores e especialistas da história do período colonial brasileiro, se concluiu que os principais fatores que concorreram para este isolamento e abandono foram os seguintes:
a) Localização geográfica distante do eixo onde funcionavam os organismos governamentais;
b) Aristocracia social e política limitada na região de Ouro Preto, Mariana,
Diamantina, etc.;
c) Os motins contra a cobrança do quinto do ouro, que aconteciam na Região do Pitangui;
d) Limitações e pressões impostas pela Corte para esta região, etc.
Estes fatos, além de outros, contribuíram para que esta região, com diversos atrativos turísticos, não fosse valorizada como merece, desde a época do período colonial.
Outro motivo importante que alimentou mais ainda esta idéia foi a proximidade de grandes eventos com potencial turístico de grande relevância (Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas),
que exigem a necessidade de criação de novos destinos turísticos para o Estado e para o Brasil. É bom que se evidencie que nossos destinos turísticos atuais são poucos em relação à grande demanda futura e são por demais conhecidos e visitados.